sábado, 25 de março de 2017

DISPENSAÇÃO PATRIARCAL - ABRAÃO

Todos sabemos que existem consequências para as ações que praticamos. O que fazemos pode desencadear uma série de acontecimentos. Uma decisão, a maioria de nós pensa somente nas consequências imediatas isso é um engano cometido com frequência pelo fato de termos um período de vida relativamente curto. Abraão teve UMA ESCOLHA A FAZER. 

Vamos estudar como o mundo estava nesse período e como ocorreu essa história onde Deus fez uma grande aliança com um homem e lhe prometeu ser o pai de uma grande nação. Se levarmos para o lado espiritual logo entenderemos que Abraão é o pai da fé.
Esta dispensação teve início com a aliança de Deus com Abraão, cerca de 1963 anos antes de Cristo, ou seja 427 anos depois do Dilúvio. Sua duração foi de 430 anos, quando Israel saiu do Egito. Gl 3.17; Ex 12.40; Hb 11.9,137.

Em Gênesis 12, muitos afirmam que Deus chama Abrão para "sair de sua parentela e da terra de seu pai e vai para a terra que te mostrarei", mais o que não atentamos as vezes é os versículos anteriores que diz: "Tomou Tera e Abrão, seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram". Pois bem, à uma grande diferença em dizer: "Deus chama Abrão para sair de Ur do que dizer que chamou para sair de Harã. Tera já avia saído de Ur dos caldeus, e morreu com 250 anos em Harã, são detalhes importantes que precisamos saber. 
Do cenário pagão a voz do Senhor propaga, Abrão firmou moradia em dois locais geográficos primeiro em Ur dos Caldeus: Segundo Wikipédia, Ur foi uma cidade da Mesopotâmia localizada cerca de 160 Km da grande Babilônia, junto ao rio Eufrates, habitada na Antiguidade Pelos Caldeus, alguns nomes e lugares que sobreviveram na região do rio Balikh  parecem ter sua origem nos ancestrais de Abraão. Abaixo a localização da cidade de Ur:



Segundo em Harã localizada ao sul da atual Turquia, hoje um sítio arqueológico, ainda permanecem no local algumas estruturas, as cidades dos personagens bíblicos Serugue, Tera (pai de Abraão) e Naor se localizam nas proximidades de Harã, e as cartas de Mari mencionam a cidade de Naor. 



Em Gênesis 12 podemos observar o chamado de Deus na vida de Abrão, onde já avia saída da região de Ur para Harã junto com seu pai, agora Deus manda Abrão sair do meio dos seus parentes. 
Gn12.3: " E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra".
Após obedecer a Deus  Abrão passa por vários acontecimentos que ficou marcado na nação prometida por Deus, tanto que é considerado o pai da fé pelo motivo de ter acreditado no seu chamado. Com uma idade já considerado hoje avançada com 70 anos ele sai de Harã levando com sigo sua esposa Sarai e seu sobrinho Ló. No versículo 8 a Bíblia diz que foi erguido um altar ao Senhor que fica localizado ao ocidente de Betel e Ai ao oriente. 

Egito: Na atual nação tem um equivalente de 1.001.449 Km² localizada na região Norte da África e Oriente Médio (Ásia), fronteira com Sul de Sudão, oeste da Líbia e leste de Israel. Como avia fome na terra que Abrão estava seguindo (Neguebe), desceu para o Egito que avia comida e água. 
Podemos interpretar essa descida de Abrão da seguinte maneira: Abrão se Afastou do caminho que Deus avia projetado para ele, assim como Abrão muitos são levados pela vida fácil e acabam sendo tentados a sair do caminho que Deus planejo para sua vida. Podemos dizer que o Egito é o mundo fácil. Tanto que lá teve que ocultar seu verdadeiro relacionamento com Sarai acarretando em uma grande punição para o Faraó da época que pela beleza de Sarai a pegou como uma de suas esposas. Deus teve que intervir punindo faraó com uma grande praga. "Saibais, de certo, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua, e servi-los-ão; e afligi-los-ão quatrocentos anos; mas também eu julgarei a gente, a qual servirão, e depois seirão com grande fazenda." Aqui Deus etá revelando para Abrão os quatrocentos anos que sua descendência ficou escrava do Egito. 

Abrão e Ló separam-se: Saiu Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo que tinha, e Ló com ele. A Bíblia registra que Ló também tinha rebanho, gados e tendas, mais chego um momento que seus bens eram muitos e seus pastores já estavam brigando a ponto de tomarem uma decisão: Gn 13.8: Disse Abrão a Ló: Não haja contenda ente mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. 9: Acaso,não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda. 11: Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente. 12: Habitou Abrão na terra de Canaã. "O caráter de Ló é revelado por suas escolhas. Ele escolheu a melhor parte da terra, embora isto significasse viver próximo a Sodoma, uma cidade conhecida por seu pecado."
Em Seguida Quedorlaomer era um homem muito poderoso a ponto de cinco cidades inclusive Sodoma haviam pago impostos a ele por 12 anos e a Bíblia registra que tendo conquistado Sodoma, partiu para a sua pátria levando muitos cativos consigo, inclusive Ló e sua família. Abrão soube do acontecimento e o perseguiu com 318 homens, passando por Dã e indo além de Damasco. Ali Abrão derrotou o rei e resgatou os cativos, dentre os quais estava Ló.

O pai da fé: Abraão Recebeu grandes promessas de Deus, Lucas 1.55,72,73; Atos 3.25; 7.17,18; Gálatas 3.6,14-16; Hebreus 6.13-15, Muitas promessas que Deus faz a Abraão pareciam impossíveis de serem realizadas, mas Abraão confiou em Deus. As promessas da Palavra de Deus para os crentes também parecem muito difíceis de se acreditar em Deus para manter todas as suas promessas. Ele esperou pacientemente; passaram-se 25 anos desde que Deus prometera um filho Gn 12,7; 13.14-16; 15.4,5; 17.16, até o nascimento de Isaque Gn 21.1-3. Pelo fato de nossas tribulações e tentações serem frequentemente muito intensas, elas parecem durar uma eternidade. Tanto a Bíblia quanto o testemunho de Cristãos maduros nos encorajam a esperar que Deus aja a seu tempo, mesmo quando as nossas necessidades parecem muito grandes para que esperemos ainda mais. As promessas de Deus são imutáveis e dignas de confiança, porque um filho a Abraão, Deus jurou em seu próprio nome. O juramento era tão bom quanto o nome de Deus, e o nome de Deus é tão quanto sua natureza divina. 
Além de ser o pai da nação judaica, Abraão foi antepassado de Jesus Cristo, Mateus 1.1,2,17; Lucas 3.23,24, Jesus Cristo era também humano; Ele nasceu da linhagem de Abraão, a quem Deus havia escolhido para ser o pai de uma grande nação e através do qual o mundo inteiro seria abençoado. Somos abençoados por causa daquilo que Jesus Cristo, descendente de Abraão, fez por nós.
Em Gênesis 25 diz que Abraão tomou outra mulher; e seu nome era Quetura. Embora os filhos e netos de Abraão e Quetura tivessem recebido muitos presentes deste patriarca, todas as suas propriedades e autoridade foram para Isaque, seu principal herdeiro. E Abraão expirou e morreu em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo. E sepultaram-no Isaque e Ismael, seus filhos, na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, Heteu, que estava em frente de Manre, o campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraão e Sara, sua mulher. 


Bibliografia: 
Bíblia aplicação pessoal Edição 1995.
Geografia Bíblica, Claudionor de Andrade Agosto 2013 cpad.
O nascimento de uma Nação, Ismael dos Santos 2009.
Tempos do Antigo testamento, R.K Harrison 1ª Edição 2010 cpad.
https://en.wikipedia.org/wiki/Balikh_River



Nenhum comentário:

Postar um comentário