quarta-feira, 1 de agosto de 2018

TIBÉRIO E JESUS CRISTO

Ola queridos amigos, sejam bem-vindos a mais uma história do nosso blog. Já vou pedir se gostar do nosso artigo, deixa aí seus comentários e compartilha com seus amigos. Somos mais uma fonte de informação, assim como milhares que tem na internet para agregar conhecimento.
Estaremos falando sobre o período de Tibério Cesar que viveu no período de Jesus Cristo e relatos de Jesus com base na Bíblia sagrada, livros e outras fontes.
Tibério Nero Cláudio César em latim (Tiberius), viveu em 16 de Novembro de 42 a.c até 16 de Março de 37 d.c.
Com a morte de Augusto em 14 d.c pôs fim ao admirável chamado "MUNDO NOVO". As políticas de Augusto tinham sido firmemente estabelecidas; a paz e a prosperidade prevaleciam. Ele não possuía herdeiros diretos a quem pudesse ceder o lugar de poder, nem havia criado qualquer mecanismo adequado para selecionar outros. Quando ele anunciou a adoção de seu enteado Tibério como seu sucessor, a nomeação foi baseada em sua escolha pessoal e não em um princípio constitucional.
Nascido em 42 a.c, Tibério tornou-se enteado de Augusto quatro anos depois, quando sua mãe, Lívia, divorciou-se de seu pai para casar-se com Otaviano. Ele cresceu nos anos tempestuosos das guerras finais entre Antônio e Otaviano e não recebeu a atenção favorável que foi dada ao seu irmão chamado Druso. Como Augusto não tinha sucessor tentou arranjar um através do casamento da sua filha Júlia com Marco Marcelo. Mas ele morreu e logo deu a mão da sua filha para seu assistente Agripa, que também morreu em 12 a.c. Nessa época Tibério estava casado com Vipsânia filha de Agripa da qual amava, mas Augusto desmanchou o casamento e casou sua filha com Tibério. Se tornando assim o primeiro na lista de sucessão de Augusto.


Seu governo mostrou que foi um administrador sábio e capaz. Seguiu o padrão de Augusto, nomeou governantes experientes, se preocupou com o bem estar do povo, tratou o senado com respeito, sofreu repudia dos aristocratas e das massas populares por ser retraído no sentido econômico.
Tinha temperamento melancólico, devido as desgraças que lhe recaíram, era inflexível, retraído, de temperamento imprevisível,e, no fim de sua carreira, irascível e desconfiado.

Jesus Cristo no começo do seu ministério o imperador reinante era Tibério Cesar mencionado na Bíblia em Lc 3.1 e indiretamente em Lc20.22; 231,2; Mt 22.17-21 e Mc 12.14-17. Na narrativa de João 19.12-15 podemos ver o quanto era evidente o caráter irritante de Tibério, embora Tibério não tenha tido nenhuma relação imediata com Jesus, sua personalidade é sentida no cenário do NT.


A moeda que Jesus segurou na mão representava o poder do Império Romano que dominava todo o mundo mediterrâneo. Ela tinha de ter a imagem do soberano reinante, porque era o único meio pelo qual um homem comum poderia se tornar familiarizado com o rosto de seu governante.
O uso da moeda era um reconhecimento implícito da autoridade do imperador. Jesus declarou a opinião dos tempos antigos de que os impostos eram pagos apenas pelas nações sujeitas Mt 17.25,26.  Se os judeus entregassem impostos para Tibério estariam admitindo ser uma nação sujeita a ele - admissão que eles tornaram clara quando clamaram na corte de Pilatos, "Não temos rei, senão o César" (Jo19.15).
O dinheiro do imposto refere-se à tarifa alfandegária direta que os indivíduos tinham de pagar, e não ao imposto indireto sobre mercadorias ou produtos agrícolas. O imposto alfandegário não era pesado, mas era uma perturbação para os judeus. A imagem do imperador na moeda era contrária ao segundo mandamento: "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra" (Êx20.4). Na moeda estava escrito: "Tibério César Augusto, filho do Augusto Divinizado". Uma atribuição de divindade ao imperador reinante, o que insultaria a convicção religiosa de qualquer judeu. 




Bibliografia: 
Merril C. Tenney - Tempos no Novo Testamento 2010 1ª Edição 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tib%C3%A9rio
Bíblia Ferreira de almeida RA. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário