terça-feira, 23 de agosto de 2016

AS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE

               

Paz do Senhor Jesus a todos que visitam essa página, espero que este estudo sirva de enriquecimento pra sua vida e ministério. 
Quando nos referimos ao livro mais lido e temido de todos os tempos (apocalipse), temos que ver ele com uma mente voltada para as figuras de linguagem que foram aplicadas nesse texto referente as visões do irmão joão na ilha de Patmos,conforme está escrito em "Ap.1.1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer, e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João seu servo".
Podemos contemplas muitas coisas estudando e se aprofundando, onde muitos teólogos defendem certa linha de pensamento dos fatos, em pontos que a Bíblia se cala. Creio eu que temos que levar em consideração alguns pontos e métodos de estudos, que nos trará luz na interpretação da palavra de Deus; não ignorando a revelação de Jesus através de seu Espírito Santo. "Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou ó Pai, Senhor do céu e da Terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos." Mt 11.25

Quem serão: A Bíblia diz que será dado poder para duas pessoas que no decorrer da narrativa elas aparecem misteriosamente vestidas de pano se saco e profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias.
Ap.11.3 "E darei poder as duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco."
O pano de saco foi utilizado muito pelos antigos como um símbolo de pranto e humilhação reconhecendo seus erros perante Deus e perdão de seus pecados. Gn 37.34, 2Sm 3.31, 1Rs 20.31, 1Rs 21.27, 2Rs 6.30, 2Rs 19.1, 2Rs 19.2, 1Cr 21.16, Ne 9.1,
Et 4.1, Et 4.3, Jó 16.15, Is 15.3, Is 32.11 e Jn 3.8.

A Bíblia RC pentecostal ao dizer que sera dado poder a eles assim como foi dado a Moisés e Elias, ela quer dizer que esses homens serão capacitados com a mesma virtude de Elias e Moisés e sua obras serão associadas por causa dos elementos naturais que terão poder (água, fogo e pragas) Ex7.19, Tg5.17 e Ap 11.5,6.
Eles profetizarão e testemunharão sobre o poder divino ante o último império satânico comandado pelo anticristo, assim como Moisés perante faraó e Elias perante Acabe.

Outras linhas de pensamentos: Alguns estudiosos e teólogos acreditam que eles podem ser outras figuras da Bíblia como: Josué e Zorobabel, João e Paulo, Antigo e novo testamento, os dois pregadores sendo um judeu e o outro gentio, Enoque e Elias.

Detalhado: Antigo testamento: Vimos que esta registrada na tora sagrada ou velho testamento, a lei do Senhor dada no período de Moisés, onde até hoje são cumpridas pelas seitas Judaicas; e o novo testamento símbolo da graça através de Cristo Jesus rejeitado pelo povo Judeu. Por esse motivo acreditam serem ambas possíveis representações através das testemunhas. (Rm 3.21).

Josué e Zorobabel: Registrado no livro do profeta Zacarias 4.3,12 que diz: "E por cima dele, duas oliveiras, uma á direita do vaso de azeite, e outra á sua esquerda. E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de outro e que vertem de si ouro?" As duas oliveiras representam o ministério real e sacerdotal de Zorobabel e de Josué. As árvores simbolizam um manancial contínuo de óleo. Os dois líderes, pois, deviam guiar o povo a uma vida fortalecida pelo poder do Espírito. As duas testemunhas terão um papel de liderança levando o mundo a Deus, principalmente os judeus, mais estarão cegos com a política do anticristo.

João e Paulo: Acreditam que quando o Senhor Jesus fala a respeito de João no seu evangelho está se referindo á uma das testemunhas Jo 21.22,23 "Disse Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não, morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha que te importa a ti?" e a respeito de Paulo por ter falado em sua epístola aos Filipenses 1.24,25 "Mas julgo mais necessários, por amor de vós, ficar na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé". Nesse versículos aos Filipos, Paulo está dizendo que se fosse escolha dele ele preferia ficar com os irmãos para ajudar e compartilhar das alegrias que é o gozo de servir a Cristo. 

Elias e Enoque: Muitos defendem que Enoque é uma das testemunhas pelo fato de ter sido arrebatado por Deus conforme registra a Bíblia sagrada em Gn 5.24. Por esse motivo ele iria voltar para ser morto fisicamente recebendo o que está escrito em Ec 3.20 "todos são pó e todos ao pó tornarão" e Hb 9.27 "E, como aos homens esta ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo."
Elias e Enoque morreram literalmente para esse mundo conforme diz a palavra em 1Co 15.53"Porque convém que esto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade." e 1Co 15.54"E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." Ou seja Deus venceu a morte Deus é maior que a morte e Ele quis assim!

O evangelho do reino no império do mal: O Pr. Claudionor de Andrade comenta o seguinte " Quem serão as duas testemunhas do apocalipse? Moisés e Elias? A Bíblia não o diz. Por isso, não quero especular sobre as suas identidades. Aprendi que não preciso voz quando a Palavra de Deus se cala. 
São eles as duas oliveiras e os dois castiçais, que se encontram diante de Deus (Ap11.4)
O dois profetas agitarão o reino do Anticristo, desmascarando-o como emissário de Satanás e proclamando sobre toda a terra os juízos divinos. O seu ministério durará 1260 dias (Ap 11.1-3). Eles "tem poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem" (Ap 11.6)
O Pr. Esdras Bentho colunista da cpadnews diz: "todavia, acreditamos na identificação anônima ou incógnita destas duas testemunhas e de que não se trata de nenhum destes prefetas, mas de dois personagens cristãos, segundo depreende do versículo oito".

A importância dos nomes: Na mesma maneira que comecei dizendo que o estudo do livro de Apocalipse tem sua importância,mais pergunto: Até que ponto isso influência na nossa salvação? Creio e defendo que muitos erram por não conhecer a verdade que é a Palavra de Deus. Mais nem todas as coisas foram reveladas aos santos, assim como o som dos trovões que João ouviu mais não pode registrar nesse livro.  Então concluo esse estudo dizendo: Os nomes não são importante, o que realmente importa é agradar a Deus em todo o nosso ser, tendo uma vida separada do mundo e procurando ficar cada vez mais perto de Jesus e da sua essência. Assim como Zaqueu que queria ver Jesus e o resultado dessa atitude foi Jesus almoçando em sua casa. Quem não quer Jesus na sua casa? Não sei você, mais eu quero!

https://www.youtube.com/watch?v=IZr_7wf9XDw


Fica ai a dica do filme dentro do tema. Abraço a todos e fica com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário