sábado, 15 de abril de 2017

ISAQUE O FILHO DA PROMESSA

Ainda estudando sobre a dispensação patriarcal vamos falar sobre o filho de Abraão, Isaque o filho da promessa. Desde já também quero agradecer a todos que acompanham nossas postagens e peço suas orações e que suas vidas sejam cada dia mais enriquecidas com a palavra do Senhor.
A palavra chave desse artigo será promessas, tendo claro como ponto de partida a história que Isaque.

A Bíblia relata em Gênesis 24 que após a morte de Sara, Abraão se preocupa em arrumar uma esposa para Isaque. Abraão queria que Isaque se casasse em família um costume muito comum na época, evitando assim a união com famílias pagãs.
Então disse Abraão ao seu servo " Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito, mas que irás à minha terra e à minha parentela e daí tomarás mulher para meu filho Isaque".
Separação espiritual do crente: O conceito de separação do mal é fundamental para o relacionamento entre Deus e o seu povo. Segundo a Bíblia, a separação abrange duas dimensões, sendo uma negativa e outra positiva: 1) a separação moral e espiritual do pecado e de tudo quanto é contrário a Jesus Cristo, à justiça e à Palavra de Deus; 2) acercar-se de Deus em estreita e íntima comunhão, mediante a dedicação, a adoração e o serviço a Ele. Então a razão para que Abraão exigisse que seu servo escolhesse uma esposa para seu filho de sua terra natal foi pelo motivo de santidade ao Senhor. O povo de Deus deve se separar e por esse motivo também, Deus castigou seu povo por se apegar a idolatria e o modo pecaminoso de vida dos povos vizinhos. 2 Rs 17.7,8; 2 Cr 36.14; Jr 2.5,13; Ez 23.2 e Os 7.8.

O servo de Abraão pediu a Deus direção para esta importante tarefa. "  Eis que estou de pé junto à fonte de água, e as filhas dos varões desta cidade saem para tirar água; Seja, pois, que a donzela quem eu disser: abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque; e que eu conheça nisso que fizeste beneficência a meu senhor."
Vai a dica para os solteiros(a), As forças da sociedade conspiram contra o casamento e a família- e seus ataques estão cada vez mais fortes. Por tanto escolhe sabiamente e na direção de Deus seu esposo(a).
Eliézer servo de Abraão foi um poco ousado em fazer tamanha prova com Deus, porque era de costume as mulheres servir água ou oferecer-la para os viajantes cansados mais não para os seus animais.

Rebeca era fisicamente bela, mas o servo procurava um sinal de beleza interior. A aparência é importante para nós, e gastamos tempo e dinheiro para torná-la agradável. Mas, qual tem sido o nosso esforço para desenvolver nossa beleza interior? Paciência, bondade e alegria são os tratamentos de beleza que nos ajudam a ficar realmente belos - por dentro. O espírito de Rebeca foi claramente demonstrado através de sua disposição e rapidez ao retirar água para Eliézer e seus 25 camelos sendo que os jarros que ela utilizava era grandes e pesados. A Bíblia relata que mais tarde após ouvir a missão de Eliézer, Rebeca imediatamente dispôs-se a ser noiva de Isaque. E dessa maneira que Isaque foi consolado após a morte de sua mãe ( Gn 24.67). E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe, Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a).
Deus procurou estabelecer o concerto abraâmico com cada geração seguinte a partir de Isaque, filho de Abraão (17.21). Noutras palavras, não bastava que Isaque tivesse por pai a Abraão; ele, também, precisava aceitar pala fé as promessas de Deus. Somente então é que Deus diria: "Eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente" (26.24). Durante os vinte primeiros anos do seu casamento, Isaque orou ao Senhor, pedindo que sua esposa concebesse (25.21). Esse fato demonstra que o cumprimento do concerto não se dá por meios naturais, mas somente pela ação graciosa de Deus, em resposta à oração e busca da sua face. Isaque também tinha de ser obediente para continuar a receber as bençãos do concerto. Quando uma fome assolou a terra de Canaã, por exemplo, Deus proibiu Isaque de descer ao Egito, e o mandou ficar onde estava. (26.3; 26.5)

Através da vida de Isaque, aprendemos a deixar Deus guiar nossa vida e fazer a vontade dEle ao invés da nossa.


Bibliografia:

Olson, Nels Lawrence - Os Plano Divino através dos Séculos. Cpad 1981

Renato Cardoso e Cristiane Cardoso, Casamento Blindado. Thomas Nelson RJ 2012.

Almeida, Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal Revista e Corrigida: Cpad, Edição de 1995.

Almeida, Bíblia de Estudo Pentecostal: Cpad, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário