domingo, 2 de setembro de 2018

FOLCLORE BRASILEIRO - O SACI PERERÊ EXISTE?

Tudo bem examinadores? Sejam muito bem vindos ao nosso "primeiro artigo do mistério", e resolvemos falar sobre a lenda do Saci-Pererê. Vamos verificar como surgiu essa história, relatos assustadores de pessoas que afirmam ter visto e muito mais. Se gostou compartilha com seus amigos, indica nosso blog nas suas redes sociais para ajudar e se quiser deixar dicas para melhorar o blog ou artigos que você gostaria de ler, pode deixar nos comentários.




O início da lenda: Tem origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro. Também conhecido por saci-cererê, matimpererê, saci-saçurá e saci-trique. Sua figura surge como um ser maléfico, como somente brincalhão ou como gracioso, conforme as versões comuns ao sul.
Ao decorrer do tempo cada região do Brasil foi transformando a imagem desse ser de acordo com a sua rais cultural. Na região norte do Brasil, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira (imagem que prevalece até hoje), herdou também o pito, uma espécie de cachimbo e, da mitologia europeia, herdou o píleo, um gorrinho vermelho usado pelo lendário trasgo. Trasgo? Esse ser teve sua origem no folclore do norte de Portugal, são seres que usam gorro vermelho e tem poderes sobrenaturais.


Ser brincalhão?  Sim examinadores, essa lenda surge como um ser brincalhão que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assovios que são bastante agudo e impossível de serem localizados. Deixa tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias, ou ainda, colocando sal nos recipientes de açúcar ou vice-versa. 
Sendo atribuído também como uma divindade que tem controle sabedora, e manuseios de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá, beberagens e outros medicamentos feitos a partir de plantas. Ele tinha o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas. 


Outras Travessuras: Gosta de amarrar o rabo dos cavalos, Conquista as mulheres onde anda petecando uma brasa de uma mão para outra, Queimar o bolo, Não deixa o milho estourar, Trocar ingredientes da receita (sal por açúcar), Faz barulho de "Trique" com o apito e Assusta os cavalos durante a noite...
Esses são alguns casos se você souber de mais algum deixa nos comentários.


Histórias sobre o Saci: Estarei relatando duas histórias de pessoas que juram ter visto o Saci:

  • Meu tio era muito, mas muito mal educado com minha tia. Xingava ela de tudo quanto é nome, mas um dia ele fez uma besteira... veio na cabeça dele a palavra "Saci", aquele diabinho que apronta com todo mundo e que todos pensam que é apenas um conto... Então meu tio começou a chamar minha tia de "saci" (Meu tio e minha tia são negros), toda hora ele a chamava de saci. Ele dorme na beliche de cima e minha tia dorme numa cama ao lado. Minha tia jura de pé junto que viu ... Ela estava dormindo, que repente acordou e ouviu um barulho. Quando olhou jura que viu meu tio sendo carregado pelo saci!!! Ela deu um grito tão alto que ele sumiu e meu tio caiu no chão. Aí meu tio acordou com a batida no chão (pro meu tio ele caiu do beliche), mas minha tia viu! E ela acha que seria um demônio levando a alma dele. Bom, isso somente "Deus" nosso pai sabe! Desde aquele dia meu tio nunca mais a xingou de nada! Isso é um aviso para pessoas que adoram xingar outras pessoas de seres inimagináveis...
  • Meus bisavôs e parentes moravam em fazendas na região próxima ao estado do Mato Grosso por volta dos anos 30. Nesta fazenda sempre aparecia cavalos com a crina trançadas, um trançado tão forte que tinha que cortar porque não se conseguia desatar a trança, o povo falava que era saci pererê que fazia isso. Uma noite meu bisavô acordou com o relinchar do cavalo, ele se encostava na janela com medo de algo. Meu bisavô viu pela fresta da janela um saci no quintal com a mesma descrição do folclore popular (menino preto, de uma perna só e com um cachimbo na boca...).
Demônio ou lenda: Bom examinadores, muitos dizem que as aparições são espíritos demoníacos que usam do medo das pessoas para assustalasassustalas. Por exemplo muitos tem medo do saci e ele acaba se marializando outros acreditam que realmente é apenas uma lenda e nada mais.
Eu gostaria de saber sua opinião, deixa aqui nos comentários e não deixa de compartilhar com seus amigos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário