sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O CRIACIONISMO


Que a paz do Senhor Jesus enteja com todos. Vamos abordar sobre o criacionismo, os céus e a terra que agora existem e que conhecemos.
2 Pedro 3.7 "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palava se reservam como tesouro."
Meus amados a Bíblia registra em Gênesis 1.3-31;2.1-3 Deus libertando o planeta da sua forma caótica, uma obra administrada pelo Espírito de Deus conforme registra Gênesis 1.2. No Hebraico (rúâh ... merahepet) Espírito e pairar; as palavras descrevem a presença de Deus, transmissora de energia envolvendo e acariciando o caos e a terra incompleta enquanto se preparava para completar a sua criação. Observe que a obra da criação foi feita pela Palavra de Deus ( v3,6,9,11,14,20 e 24; Hebreus 11.3). As suas grandes obras foram todas realizadas desta maneira. Almas são salvas (1 Co 1.21; Ro 10.17), Cristãos são limpos (Jo17.17), e o julgamento vem sobre os ímpios (Ap 16.15), tudo através da instrumentalidade da Palavra de Deus. Os teólogos referem-se a Palavra de Deus falada, Sua Palavra escrita, e a Jesus Cristo como a Palavra encarnada (Jo1.1,14).

Matthew Henry comenta: Disse Deus: Haja luz; Ele a quis, e imediatamente houve luz. Que poder existe na Palavra de Deus! Na nova criação, a primeira coisa que é levada à alma é a luz: O Espírito Santo opera na vontade e nos afetos iluminando o entendimento. Aqueles que por causa do pecado estavam em trevas, pela graça encontraram luz no Senho. As trevas estariam sempre sobre o homem caído se o filho de Deus não tivesse vindo para dar-nos o entendimento, conforme registra 1 João 5.20. Deus aprovou a luz que Ele mesmo desejou. Deus separou a luz das trevas, pois que comunhão tem a luz com as trevas? No céu há perfeita luz e nenhuma escuridão; no inferno, a escuridão á absoluta e não há sequer um raio de luz, o dia e a noite pertencem ao Senhor; utilizemos então ambos então ambos para a sua honra, cada dia no trabalho para Ele, descansando nEle a cada noite e meditando diariamente em sua lei.

 Comentário Bíblico de Moody: O autor apresenta a primeira palavra criativa de Deus. Com facilidade incrível e ação deliberada, o Deus onipotente criou a luz. Ele enunciou a sua palavra, e instantaneamente Sua vontade foi realizada (Sl 33.6,9). A luz foi a resposta de Deus ao domínio das trevas. Foi a primeira ação positiva do Senhor para concluir seu integral programa da criação. Sem ela, os passos seguintes seriam sem significado. O apóstolo João nos conta que "Deus é luz"( 1Jo.1.5).



  1. V6-13: Deus separa a terra das águas; a terra se torna frutífera.
  2. V14-19: Deus forma o sol, a lua e as estrelas.
  3. V20-25: Deus cria os animais.
  4. V26-28: O homem, criado à imagem de Deus.
  5. V29e30: A designação dos alimentos.
  6. V31: Finalização e aprovação da obra da criação.


1) A terra estava desolada; porém, através de uma só palavra, encheu-se das riquezas de Deus; essas riquezas continuam pertencendo a ele. ainda que seja permitido ao homem utilizá-las, elas pertencem a Deus e devem ser empregadas para o seu serviço e honra. A palavra hebraica râquî'a representa algo que foi batido ou pressionado para cobrir uma superfície extensa. O escritor sugere aqui uma expansão acima da terra retendo grandes reservatórios de água a serem soltos para a chuva. Em um certo ponto, a água cobria tudo. No terceiro dia, contudo, o Senhor criou a terra e o reino vegetal. Por meio do Seu divino poder fez a terra emergir de dentro da grande massa de águas e formou a porção seca (Sl 104.6-8; Jó 38.8-11). Do solo, sob ordem expressa de Deus, brotou vegetação viva, e logo cobriu a terra com beleza e providenciou alimento para as criaturas vivas.

2) O quarto dia de trabalho dá conta da criação do sol, da lua e das estrelas. São todas obras de Deus. Fala-se das estrelas tal como aparecem diante de nossos olhos, sem mencionar a sua quantidade, a sua natureza, posição, tamanho ou movimentos. as Escrituras não foram feitas para satisfazer a nossa curiosidade, e nem mesmo para tornar-nos astrônomos, mas para conduzir-nos a Deus e fazer-nos salvos. A palavra hebraica mêôrôt descreve os luminares ou instrumentos de luz. Por  meio desses luminares, a terra recebeu a luz necessária para sustento da vida. eles deviam governar o dia e a noite, servindo de sinais para as estações e dar luz à terra.

3) Deus ordenou que fossem feitos os peixes e as aves. ele mesmo executou esta ordem. Os insetos, que são mais numerosos do que as aves e as feras, e tão curiosos, parecem ter sido parte da obra realizada neste dia. A sabedoria e o poder do Criador são admiráveis tanto em uma formiga como em um elefante. O poder da providencia de Deus preserva todas as coisas, e a fertilidade é o efeito de sua benção.
Conforme o site www.todabiologia.com: Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado em nosso planeta. Eles possuem como característica principal: Medula espinhal e coluna vertebral (formada por vértebras).
Outras características importantes são o fato de possuírem músculos e esqueleto, o que permite que eles realizem movimentos mais complexos. sua habilidade nos movimentos e sua inteligência, fazem com que os vertebrados tenham uma vantagem sobre as demais espécies.




4) O momento supremo da criação chegou quando Deus criou o homem. A narrativa apresenta Deus convocando a corte celestial, ou dos outros dois membros da Trindade, a fim de que toda a atenção fosse dada a este acontecimento. Alguns comentadores, entretanto, interpretam o plural como um "plural de majestade", indicando dignidade e grandeza. A forma plural da palavra Deus, Elohim, pode ser explicada mais ou menos da mesma forma.
À nossa imagem: (selem), conforme a nossa semelhança (demût). Embora estes dois sinônimos tenham significados separados, aqui não há necessidade nenhuma de se fazer algum esforço para apresentar os diferentes aspectos do ser divino. Está claro que o homem, como Deus o criou, era distintamente diferente dos animais já criados.





Se misturar todos os elementos químicos resultaria em uma massa de mau cheiro  , porém quando Deus soprou nas narinas resulto em um gracioso ser humano. 

5) As ervas e as frutas devem ser a comida do homem, incluindo o milho e todos os produtos da terra. Que o povo de Deus lance sobre Ele os seus cuidados, e não estejam ansiosos pelo que comerão ou pelo que beberão. aquEle que alimenta as aves do céu não permitirá que os seus filhos passem fome. 
Filipenses 4.19 " O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glórias, por Cristo Jesus. 


6) Quando pensamos a respeito de nossas obras, encontramos, para vergonha nossa, que em grande parte estas têm sido muito más. Porém quando Deus viu a sua obra, tudo era muito bom. Era bom pois tudo era exatamente como o Criador queria que fosse.

Deus abençoe a todos, e um grande abraço !

Nenhum comentário:

Postar um comentário